sexta-feira, 19 de junho de 2020

' HOMENAGEM: CRIANÇAS COM RUGAS "

Nós que fazemos o Grupo, " Filhos e amigos de Alagoa Grande ", temos o prazer e alegria de homenagear aqueles que tem quase ou mais de 100 anos., com vida , e que fazem parte do nosso Grupo, através dos seus filhos, e/ou dos seus sobrinhos. Iremos fazer um histórico de cada um, que com certeza ficará gravado nas nossas memórias e servirá de um arquivo sensacional,. Com certeza virá recheado de muitas histórias e muitas emoções. O nosso mural de postagens terá um destaque especial.:

1- Dona Idalice Maria Valério: Tia de Lourdinha, Lucinha , Graça...e muitos outros, casada com Antonio Benedito Valério, filha de Francisco Gomes Pedrosa e de Regina Maria da Conceição, mãe de 10 filhos, 19 netos, 10 bisnetos e 2 tataranetos. Católica fervorosa, mantém na sua casa, na Granja Santo Antonio,( no Bairro das Indústrias em João Pessoa ), o santo da sua devoção, uma capela, onde todo segundo domingo do mês é celebrada uma missa, pelo Padre Pedro Targino, um amigo da família. hoje ela tem completados 105 anos, é filha natural de Alagoa Grande, morou nos arredores da Usina Tanques.

2-  Seu Manoel Izidoro de Oliveira- A história de Manoel Izidoro teve início em 15 de junho de 1917, nos sertões da Paraíba, brejo de Areia, onde residiu no Sitio Carrapato,  ajudou o pai, João Isidoro e a mãe Severina Cristina a cultivar café. Em Alagoa Grande, exerceu a função de torneiro mecânico,( trabalhou muitos anos na oficina de Seu Tinin, na Rua 7 de Setembro ) foi combatente em 1945, na segunda Guerra Mundial. Seu Manoel atualmente mora em João Pessoa, são 12 filhas, 01 filho, 27 netos, 35 bisnetos e 13 tataranetos. A estilista Paula, uma das suas filhas, conta que ele é um apreciador de um bom whisky e  uma dose de cachaça, como ainda um bom charuto, todos com moderação. Morou muitos anos na Rua Dr. Francisco Montenegro, ( Rua do Livramento ), foi casado com Dona Maria das Graças, que era professora no Colégio das Freiras, hoje ele está com 103 anos de idade.

3- Marina Chaves de Vasconcelos- Dona Marina, aos dezessete dias do mês de Abril de 1917, ás 6 horas nascia Marina numa região denominada de " Retiro de Pedra Dágua  ", município de Pilar, lembrando que a parteira foi Dona Bernadina. Conta-se que seu pai, Seu Manoel estava selando o cavalo para ir á feira de animais como era de costume, mais foi impedido pelo o início do trabalho de parto de Maria Fernandes de Moraes, sua esposa, após 02 horas nascia Marina, a sua 8ª filha dos seus 18 filhos. Marina foi batizada em Itabaiana , tendo como padrinhos, José Antonio do Nascimento e Minervina do Nascimento. aos 20 anos Marina conheceu José Francisco de Vasconcelos ( Zé Rufino ), com quem se casou e teve 18 filhos, todos concebidos em partos normais, na cidade de Alagoa Grande. O seu pai, Manoel Gonçalves Chaves faleceu aos 64 anos e sua mãe aos 76 anos.
Após 55 anos de união patrimonial Deus levou Zé Rufino, aos 79 anos de idade. D. Marina continuou o grande legado de bem viver e saber viver, os momentos que a vida lhe oferece. Dessa grande prole, hoje ,  D. Marina tem ao seu lado 07 filhos, 32 netos, 42 bisnetos e uma tataraneta.
A 1ª neta é Janileide, filha de Diva e José de Oliveira.
A 1ª bisneta é Paula Ângela , filha de Janileide e Paulo de Tarso.
A mais nova bisneta é Beatriz,  filha de Gustavo e Michele.
A tetra neta é Sophia, filha de Pâmela e Laércio.
D. Marina morou muitos anos na esquina das ruas São José e João Pessoa, tiveram uma Mercearia , defronte á sua residência, hoje ela está com 103 anos bem vividos, bastante lúcida e mora em João Pessoa.

4- Maria de Lourdes Barbosa de Sousa,era conhecida por Lourdes do Chafariz, casada com Antonio Garcia de Sousa, seus pais Vicente Barbosa e Felismina Maria da Conceição, nasceu no Sítio Botija, município de Guarabira, nasceu no dia 1º de Dezembro de 1930, com 05 anos de idade seus pais mudaram-se para Alagoa Grande, passando a morar no sítio Quitéria, com 10 anos mudaram novamente desta feita para o sítio Ribeiro de Baixo, passados alguns anos vieram morar na cidade, na Rua Antonio Hipólito, depois Osório Paes, Oliveiro Uchôa e Ruy Barbosa,  conseguiu um emprego no Chafariz , onde trabalhou alguns anos, sendo depois transferida para o Estado, trabalhando no Colégio Padre Hildon Bandeira, onde aposentou-se. Teve 04 filhos,( Adilson, Aldir,Aldeny e Aroldo ( em memória ), hoje tem 08 netos e 03 bisnetos e mora atualmente na Rua Padre Belízio.

5- Gilza Sobral, casada com Vivio Sobral , ( in memória ),, filha de Sabino Guedes e Hozana Guedes, nasceu em Alagoa Grande, onde mora até hoje na Rua Siqueira Campos, conhecido com Beco da Sorveteria. O casal teve 07 filhos: Laércio, Ricardo, Paula ( in memória ), Magno, Jaciara, Renato e Hozana, com 10 netos e 12 bisnetos.

6- Genildo Lins de Albuquerque , Dr. Genildo- filho de Antonio Lins de Albuquerque e Severina Lins de Albuquerque, nasceu na cidade de Alagoa Grande, estado da Paraíba, em 18 de Novembro de 1923. Filho de uma família de agricultores, irmão de Durval Lins e Dalcy Albuquerque Viana. Sua infância e adolescência transcorreu no Engenho Belo Monte de propriedade dos seus pais. Quando atingiu a maioridade foi morar no Recife, onde nos anos de 1944 á 1946 concluiu o Científico, depois foi morar em Belém do Pará, onde fez o curso de Odontologia na Universidade Federal do Pará, concluindo o curso em 1º de Novembro de 1950. Já formado resolveu voltar para a sua cidade natal, onde fez um concurso na  Fundação SESP, onde atuou por 41 anos, vindo a se aposentar.
Casado com Newzette Luna de Albuquerque em 18 de Novembro de 1952, dessa união tiveram 05 filhos, Osvaldo, Rosângela, Genildo Filho, Rosana Luna e Ronaldo Luna.
Em 18 de Outubro de 1981, uma perda prematura, o falecimento da sua esposa.
Após 02 anos , se encaminhou para o seu 2º  casamento com Claudete de Farias Araújo Lins de Albuquerque, desta união tiveram 02 filhos, Samantha e Antonio Lins.
O nosso querido e amado, " Dr Genildo ", ( foi assim que ficou conhecido,), hoje com 97 anos, tem alegria de ter ao seu lado 16 netos e 15 bisnetos.
Morou na Rua Getúlio Vargas, esquina do Beco do Jacu, hoje mora com sua filha Samantha em Alagoa Nova.

7- Maria Otília Bezerra -Tia de Socorro de Dué- nasceu no dia 22 de Janeiro de 1921, na cidade de Bananeiras, e veio logo cedo para Alagoa Grande, filha de José Otílio Bezerra e Idalina Ferreira Dantas, casada com o pescador conhecido com Badú.e é conhecida como Maria Pequena, ou Maria de Badú.
Teve 10 filhos, 44 netos, 65 bisnetos e 15 tataranetos . é uma fervorosa católica , vive diariamente com o Terço na mão,  é muito querida por todos, bastante lúcida e mora na Rua Boa Vista.

8- Margarida Lemos Cavalcante- Dona Dadá-Natural de Alagoa Grande, casada com João Alves Cavalcante ( Seu Joãozinho que trabalhou muitos anos na SUCAM )., filha de Manoel Lemos Cavalcante ( tio de Dr. José Lemos e Eudes Lemos ),e Ana Pães Barreto Lemos. Teve 07 filhos, ( Manoel Gualberto, João Bosco, Dilermano, Cleane Suely, Ana Icléa, Joana Dark e Jairo Glauber ), 15 netos e 15 bisnetos.
Sempre foi uma profissional do lar, muito ligada aos filhos, em Alagoa Grande morou nas ruas, 13 de  Maio, Ernesto Cavalcante, Francisco Montenegro, Osório Paes e  Presidente João Pessoa, Nº 1524. ( próximo ao Colégio estadual, vizinho á Chiquinho de Souza e defronte á Dona Ivanice e Severino Paes ). Atualmente mora em João Pessoa, no conjunto Ernesto Geisel. Bastante lúcida, os filhos a levam a vários eventos.

9- Maria da Glória de Souza Bezerra- Mãe de Socorro de Dué, casada com Abílio Otílio Bezerra, natural de Alagoa Grande, filha de Macário José de Sousa e Iracema de Sousa, teve 11 filhos, 26 netos e 13 bisnetos. Teve 09 irmãos: Zé Macário, Geraldo Macário, Manoel Macário, Margarida, Delsa, Assis, Antonio Macário e Maria da Penha.
Quando era solteira morou na Barriguda, depois no sítio Quinze, na rua do Taxo, Gedeão Amorim, Macário de Castro, atualmente mora no conjunto CEHAP.
Católica fervorosa e devota de Nossa Senhora, ama a Igreja  tem um coração enorme.e é bastante conhecida como Dona Glorinha de Seu Abílio.

10- Cryselide Moura Ribeiro de Barros- Filha de José de Andrade Moura Filho e Alvina Medeiros Moura, casada com Amaury Ribeiro de Barros ( in memória ).,teve 03 filhos, ( Maria Cristina Moura R. Onofre, Amaury Ribeiro de Barros Filho e Alexandre Moura Ribeiro), tem 06 netos e 01 bisneta. Natural de Guarabira, foi transferida para Alagoa Grande como funcionária do Estado, onde passou a trabalhar na Coletoria Estadual , adotou Alagoa Grande como sendo sua cidade querida, inclusive á representou no cenário Artístico Cultural, no Teatro Santa Inês, com Atriz, sendo a nossa Diva.
Estudou no Colégio Estadual de Alagoa Grande, depois fez concurso para Professora de Português e ficou também um bom tempo na Secretaria de Educação do Estado.
Em Alagoa Grande morou na casa de Nemésio Régis ( em frente ao posto de gasolina), depois na casa onde hoje é o Escritório de Yêda Carneiro,  e numa casa vizinha á D. Marilza, perto do Teatro., atualmente mora em João Pessoa, no Cabo Branco.
É devota de Nossa Senhora de Aparecida e Nossa Senhora de Fátima.

11- João Paiva- Filho de Otaviano de Paiva Torres e Elvira Souza Paiva,( conhecida como Dona Elvira da Pensão ),é o filho mais novo do primeiro casamento,  natural de Alagoa Grande, nasceu no dia 25 de Setembro de 1922, casado com Dona Antônia, tiveram 15 filhos, 6 já falecidos e 9 estão vivos ( Gutemberg, Flávio, Elvira, Otaviano, Cecília, Rosemery, Paiva, Tânia e Edson ),com 18 netos e 7 bisnetos, tem 03 irmãos vivos, Terezinha, Geusa e Jozilda.
Sempre trabalhou na fundação SESP, iniciando em Alagoa Grande, tempos depois foi transferido para Esperança, onde ficou por 07 anos. Em 1977 retornou para Alagoa Grande, onde ficou até se aposentar.
Quando casou foi morar na Rua José Hipólito, depois Rua São José, Rua dos Expedicionários, em Esperança morou nas ruas Paroquial e rua Epitácio Pessoa., atualmente mora na rua João Pessoa, na casa onde antigamente funcionava a pensão de Dona Elvira.
Atualmente tem uma certa dificuldade de locomoção, mais toma banho sozinho, é lúcido e gosta de esticar as pernas indo ao Bar de Ernani Macena.

12- Dona Sevy- Severina Martins de Oliveira,natural de Alagoa Grande, filha de Manoel Paulinho da Silveira e Amélia Alves da Silveira, casada com Hildebrando Martins de Oliveira ( em memória ), teve 05 filhos: Hildenize, Hildebrando, Gerlane, Yêda e Fábio ), tem 09 netos e o 1º bisneto virá em Agosto.
Morou em Alagoa Grande na Rua Ernesto Cavalcante ( Rua do Rio ), e na Rua Apolônio Zenaide.
Estudou no Colégio das Doroteias, trabalhou no Cartório Civil ( Cartório de Joãozinho e Ruth Guerra) , na Fundação Serviço Especial de Saúde Pública - SESP,  Autônoma como comerciante de roupas e Empresária de Confecção.
Atualmente mora em Campina Grande.

13- Maria Alice Martins- Filha de Alfredo Martins de Albuquerque e Filomena Martins de Albuquerque, natural de Alagoa Grande,morou muitos anos na Rua Dr, Francisco Montenegro ( Rua da Feira ),,  estudou no Colégio Nossa Senhora do Rosário, casada com Zé Pequeno, ( que trabalhou muitos anos na Emater.), é mãe de Alix e Rodrigo. Trabalhou muitos anos no SESP, é irma de Vanda Martins Marques, é uma pessoa  muito ativa, gosta de viver a vida, apesar dos seus 95 anos, anda de triciclo, gosta de computador, onde escreve divinamente bem, tem uma memória bastante aguçada, gosta de muito de viajar, a mais recente foi uma viagem á Russia, mais devido á pandemia teve que ficar em casa. ( atualmente mora em João Pessoa ).





Nenhum comentário:

Postar um comentário